Cartas de Pergunta
Caraterísticas do jogo
Para ser jogado por 2 a 4 equipas. Cada equipa pode ter 2 a 5 jogadores.
Para jogadores entre os 5 e os 15 anos
Dois níveis de dificuldade – Podem jogar jogadores de diferentes idades ao mesmo tempo
Duração do jogo: entre 25 e 50 minutos
Equipas
Jogador 1 (peão) – Percorre o circuito da ciclovia
Jogador 2 (peão) – Anda na pista (ruas/estradas)
Jogador 3 – Atira o dado e responde às perguntas
Jogadores 4 e 5 – Respondem às perguntas
Caso se queira (e recomenda-se) os jogadores peões também podem responder às perguntas.
Significado das casas de jogo
Pista
Não acontece nada | Ganha uma carta de local |
Ciclovia
Casa de início e fim | |
Responde a uma pergunta | |
Não acontece nada | |
Troca de peão na ciclovia ou na pista | |
Joga outra vez | |
Recebe uma carta de local | |
Perde uma carta de local |
Cartas de Local
Regras
Objetivo do jogo
Recolher o máximo de «cartas de local» que cada equipa conseguir, durante o tempo que o peão da respetiva equipa demora a percorrer a ciclovia.
Dinâmica do jogo
O jogo desenrola-se em dois circuitos distintos: ciclovia e pista (ruas/estrada)
Na ciclovia são determinadas as ações da equipa. Na pista (ruas/estrada) o peão procura recolher o máximo de «cartas de local» que conseguir.
Como se joga
As equipas distribuem os seus membros. Joga primeiro o peão da ciclovia, que atira o dado.
– Se calhar numa casa de dado, joga outra vez.
– Se calhar numa casa de acidente, a equipa perde uma carta de local.
– Se calhar numa casa laranja não acontece nada e joga o jogador seguinte.
– Se calhar na casa de estrela ganha uma carta de local.
– Se calhar numa casa de troca (setas), a equipa troca de peão.
– Se calhar numa casa de pergunta, é lida a pergunta que está na carta. Se a equipa acertar, o peão da equipa que está na pista avança o número de casas apontado na carta, tentando ficar numa casa de local. Se o conseguir, guarda a carta desse local.
Depois desta ação, é a vez do membro da equipa que está na pista lançar o dado, para tentar chegar a um local e ficar com a respetiva carta. Após esta última ação, joga a equipa seguinte, e assim sucessivamente.
Se a equipa falhar na resposta, não acontece nada e joga a equipa seguinte.
– Ganha o jogo a equipa que primeiro conseguir apanhar todos os locais. Se as equipas não conseguirem apanhar todos os locais até os peões das equipas da ciclovia chegarem ao fim, ganha a equipa que tiver mais locais consigo quando o seu jogador da ciclovia chegar ao fim.
– Para se ganhar um local tem que se ficar na casa de local, não basta passar por ela.