COMO PÔR EM PRÁTICA UMA ATIVIDADE ALCOKART

A quem se dirige
O projeto Alcokart é dirigido aos jovens e especialmente aos jovens a partir dos 14 anos, idades onde se iniciam os consumos de álcool e outras substâncias e quando começam a conduzir veículos (motorizadas, aceleras) e que futuramente serão condutores encartados, com um enfoque especial nos alunos de secundário que já têm consumos maiores de álcool e outras substâncias e que são ou serão os possuidores de carta de condução e também aqueles que pela nossa experiência encaram a atividade com maior seriedade.
Alunos a partir do 9º ano e até ao 12º ano de escolaridade.

Quais as ferramentas pedagógicas
A atividade consiste nas ferramentas pedagógicas; Circuito Alcokart, Jogo da Distração e Óculos Alcovisão.
É realizada uma sessão em sala (cerca de 45 a 50 minutos) para enquadrar a atividade, falar nos consumos de álcool e efeitos que produzem no nosso organismo e perigos na condução associados. Nesta sessão convém que participem todos os alunos que irão realizar a atividade, se não for possível podemos enviar antecipadamente a apresentação para os professores trabalharem o tema em sala. Para a sessão em sala será ideal uma sala grande que permita projeção.

Duração da atividade
A atividade tem normalmente um horário entre as 10h e as 17h (com pausa para almoço e montagem do circuito entre as 9 e as 10h).
Outro dado pertinente é que na realização da atividade, para a condução do simulador Alcokart, em média permite 15 a 18 alunos por hora de atividade. No entanto há outras duas dinâmicas (Jogo da Distração e Óculos Alcovisão) que podem ser realizadas por todos e funcionam todas em simultâneo.
O número máximo de participantes está relacionado (em relação ao kart) com o nº. médio alunos/hora de atividade, tendo em conta que cada condutor demora uma média de 3 minutos, cerca de 15 a 18 alunos por hora de atividade. O mais eficaz é juntar os alunos para a apresentação em sala da atividade e depois marcar turmas por blocos de horas. Esta questão terá de ser a escola a estruturar.

Quais as condições materiais a disponibilizar para a realização da atividade
– É necessária uma sala/anfiteatro para a sessão inicial (para todos aqueles que depois irão fazer as atividades práticas Alcokart). A sala deve ter ecrã ou local para projetar e projetor vídeo, pois haverá uma apresentação em powerpoint com vídeos.
– O espaço para montar o circuito – um espaço com cerca de 700 a 1000m2 com piso direito e liso (alcatrão, cimento, sintético) sem barreiras interiores, ao ar livre ou em espaço interior para a montagem do circuito de condução e que permita a entrada do kart (1,20m) e com uma largura mínima de 20 metros. O Kart não danifica os pavimentos.
Este espaço deverá ter uma largura mínima de 20 metros e um comprimento mínimo de 40 metros.
Aqui alertamos para o facto da meteorologia provocar constrangimentos, porque o nosso kart sendo elétrico, não pode funcionar à chuva, é importante ter um espaço coberto em alternativa.
São necessários 2 voluntários para assistirem a equipa no percurso e nas atividades. Necessitamos também de uma mesa de apoio e duas cadeiras para a realização do Jogo da Distração.

Funcionamento da atividade:
– Sessão em sala/anfiteatro com todos os que vão realizar as atividades (habitualmente pelas 10h ou o equivalente de entrada para aula), com uma duração aproximada de 45 a 50 minutos.
– Atividades Alcokart (Kart/Óculos/Jogo da Distração) com os alunos divididos por grupos/horas ao longo do dia de atividade (mais ou menos 18 alunos/hora de média). Se forem de 9º ano demoram em média mais algum tempo.

Horários
A atividade, normalmente decorre entre as 10h e as 17h, com pausa de 1hora para almoço (em horário a acertar com entidade), entre as 9 e as 10 horas faremos a montagem do circuito. Mas por pedido podemos ajustar os horários.

Custos associados
Em relação a custos, enviamos se solicitado um orçamento para a atividade. Os custos têm a ver com a equipa e a sua deslocação ao local e alimentação. A GARE é uma instituição com Estatuto de Utilidade Pública (publicado em DR II série, nº 138 de 20 julho de 2011) e como tal e ao abrigo da Lei do Mecenato (Estatuto dos Benefício Fiscais, Art. 62º) os custos podem ser deduzidos em sede de IRC na sua totalidade, isto no caso de alguma empresa apoiar a atividade.

Caso tenha alguma dúvida não hesite em colocar as questões, relativamente à informação das atividades ou de orçamento, quer por e-mail quer telefonicamente.

Contacto:
geral@gare.pt
Telefone: 266 785 498