JOGO GIGANTE “ROAD PARK -PARQUE DE CIDADANIA RODOVIÁRIA”

CONTEÚDO DO JOGO

Dado insuflável
Tabuleiro de Jogo com 5X4 metros

Caraterísticas do jogo
Para ser jogado por 2 a 4 equipas. Cada equipa pode ter 2 a 5 jogadores.
Para jogadores entre os 5 e os 15 anos
Dois níveis de dificuldade – Podem jogar jogadores de diferentes idades ao mesmo tempo
Duração do jogo: entre 25 e 50 minutos

Equipas
Jogador 1 (peão) – Percorre o circuito da ciclovia
Jogador 2 (peão) – Anda na pista (ruas/estradas)
Jogador 3 – Atira o dado e responde às perguntas
Jogadores 4 e 5 – Respondem às perguntas
Caso se queira (e recomenda-se) os jogadores peões também podem responder às perguntas.

Significado das casas de jogo
Pista

Não acontece nada Ganha uma carta de local

Ciclovia

Casa de início e fim
Responde a uma pergunta
Não acontece nada
Troca de peão na ciclovia ou na pista
Joga outra vez
Recebe uma carta de local
Perde uma carta de local

Regras
Objetivo do jogo
Recolher o máximo de «cartas de local» que cada equipa conseguir, durante o tempo que o peão da respetiva equipa demora a percorrer a ciclovia.

Dinâmica do jogo
O jogo desenrola-se em dois circuitos distintos: ciclovia e pista (ruas/estrada)
Na ciclovia são determinadas as ações da equipa. Na pista (ruas/estrada) o peão procura recolher o máximo de «cartas de local» que conseguir.

Como se joga
As equipas distribuem os seus membros. Joga primeiro o peão da ciclovia, que atira o dado.
– Se calhar numa casa de dado, joga outra vez.
– Se calhar numa casa de acidente, a equipa perde uma carta de local.
– Se calhar numa casa laranja não acontece nada e joga o jogador seguinte.
– Se calhar na casa de estrela ganha uma carta de local.
– Se calhar numa casa de troca (setas), a equipa troca de peão.
– Se calhar numa casa de pergunta, é lida a pergunta que está na carta. Se a equipa acertar, o peão da equipa que está na pista avança o número de casas apontado na carta,  tentando ficar numa casa de local. Se o conseguir, guarda a carta desse local.
Depois desta ação, é a vez do membro da equipa que está na pista lançar o dado, para tentar chegar a um local e ficar com a respetiva carta. Após esta última ação, joga a equipa seguinte, e assim sucessivamente.
Se a equipa falhar na resposta, não acontece nada e joga a equipa seguinte.
– Ganha o jogo a equipa que primeiro conseguir apanhar todos os locais. Se as equipas não conseguirem apanhar todos os locais até os peões das equipas da ciclovia chegarem ao fim, ganha a equipa que tiver mais locais consigo quando o seu jogador da ciclovia chegar ao fim.
– Para se ganhar um local tem que se ficar na casa de local, não basta passar por ela.