Campanha Streets for Life exige 30 km/h nas ruas urbanas para garantir cidades seguras, saudáveis, verdes e habitáveis

Campanha Streets for Life exige 30 km/h nas ruas urbanas para garantir cidades seguras, saudáveis, verdes e habitáveis

17 de maio de 2021, marca o início da 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU, destacando os benefícios das ruas de baixa velocidade em áreas urbanas e conclamando os legisladores a limitar as velocidades a 30 km/h nas ruas onde há pedestres e ciclistas e outros que estão em maior risco se misturam ao tráfego motorizado. Todos os anos, mais de 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito – ou seja, uma pessoa a cada 24 segundos. A velocidade excessiva está no cerne do problema de lesões causadas pelo trânsito. Estima-se que 40-50% das pessoas dirigem acima do limite de velocidade, com cada aumento de 1 km/h na velocidade resultando em um aumento de 4-5% em acidentes fatais. O risco de morte e ferimentos reduz consideravelmente quando as velocidades são reduzidas. Desde o início de 2020, a mobilidade diminuiu em geral devido aos bloqueios do COVID-19 e às pessoas que trabalham em casa. Isso levou a menos acidentes de trânsito; no entanto, os números de fatalidades não diminuíram na mesma proporção porque as pessoas dirigem em velocidades mais altas.

“Precisamos de uma nova visão para criar cidades seguras, saudáveis, verdes e habitáveis”, observa o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). “As ruas de baixa velocidade são uma parte importante dessa visão. Conforme nos recuperamos e reconstruímos do COVID-19, vamos construir estradas mais seguras para um mundo mais seguro. ”

“Muitos de nós em todo o mundo estamos tomando as ruas e exigindo mudanças”, afirma Zoleka Mandela, Embaixadora Global da Iniciativa de Saúde Infantil. “Queremos velocidades baixas, queremos ruas habitáveis ​​e comunidades onde possamos caminhar com segurança, onde nossos filhos possam chegar à escola ilesos. Solicitamos limites de velocidade de 30 km/h. Acima de 30 é uma sentença de morte. ” A Sra. Mandela, neta de Nelson Mandela, perdeu sua filha de 13 anos, Zenani, em um acidente de trânsito na África do Sul em 2010.

O Dr. Tedros e a Sra. Mandela juntaram-se aos chefes de muitas agências da ONU e internacionais, organizações da sociedade civil, fundações e empresas privadas na assinatura de uma Carta Aberta pedindo limites de velocidade de 30 km / h em cidades em todo o mundo e destacando a necessidade urgente e essencial de fazê-lo atingir a meta da Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030 e as Metas Globais em geral.

A Declaração de Estocolmo sobre Segurança Rodoviária de fevereiro de 2020 reflete a determinação dos Estados Membros de abordar a gestão da velocidade como uma intervenção chave de segurança rodoviária, em particular para “fortalecer a aplicação da lei para prevenir o excesso de velocidade e determinar uma velocidade máxima de viagem de 30 km/h conforme apropriado nas áreas onde usuários vulneráveis e veículos se misturam de maneira frequente e planejada … ”

A Declaração de Estocolmo ressalta que os esforços para reduzir a velocidade têm um impacto benéfico na qualidade do ar e nas mudanças climáticas, além de serem vitais para reduzir as mortes e lesões causadas pelo trânsito.

A Declaração de Estocolmo baseou seu apelo por ruas de baixa velocidade em estudos das últimas décadas em cidades como Graz, Áustria; Londres, Reino Unido; Nova York, EUA; e Toronto, Canadá, que indicou que os limites de velocidade de 30 km/h produziram reduções – muitas vezes significativas – em acidentes de trânsito, feridos e mortes. As evidências mostram que as ruas de 30 km/h, onde as pessoas se misturam ao trânsito, não só salvam vidas, mas também promovem caminhadas, ciclismo e uma mudança para a mobilidade com emissão zero de carbono.

Em linha com a Declaração de Estocolmo, o Plano Global para a nova Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2021-2030 reflete o valor intrínseco da gestão da velocidade. Conforme observado no documento Gerenciando a velocidade da OMS, cinco ações para fazer #StreetsforLife são:

  • Construir ou modificar estradas para incluir recursos que acalmam o tráfego
  • Estabelecer limites de velocidade adequados para a função de cada estrada
  • Aplicar limites de velocidade
  • Instalar tecnologias no veículo
  • Consciencializar sobre os perigos do excesso de velocidade

“As ruas de baixa velocidade são o coração de cada comunidade”, observa o Dr. Etienne Krug, Diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde, OMS. “Peço às autoridades que reduzam os limites de velocidade urbana para 30 km/h, onde pedestres e ciclistas se misturam com outros veículos, como um passo para devolver as ruas às pessoas e garantir que elas protejam a saúde e o meio ambiente. As ruas de baixa velocidade são ruas para a vida. ”

A 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU realiza-se de 17 a 23 de maio de 2021, com centenas de atividades planejadas e patrocinadas por ministérios governamentais, agências da ONU, organizações da sociedade civil e empresas privadas. A semana busca angariar compromissos políticos em nível nacional e local para cumprir limites de velocidade de 30 km/h em áreas urbanas; gerar apoio local para tais medidas de baixa velocidade; e criar impulso para o lançamento do Plano Global para a Década de Ação para Segurança no Trânsito 2021-2030 e a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU em 2022. Signatários da Carta Aberta Streets for Life pedem um foco em ruas habitáveis e uma velocidade máxima de viagem na estrada de 30 km/h, onde usuários vulneráveis ​​da estrada e veículos se misturam. Eles exigem que esta abordagem esteja na vanguarda da nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030 para atingir os Objetivos Globais.

https://www.unroadsafetyweek.org/en/home